DIMENSIONAMENTO DE MERCADO E PROJEÇÕES PARA DECISÕES DE INVESTIMENTO
Perguntas-chave do projeto:
- Qual o impacto da dinâmica demográfica e regional na captação de alunos de uma instituição de ensino? Existem alternativas estratégicas capazes de compensar esses efeitos?
- Como a evolução do mercado em outras regiões/instituições permite fundamentar alternativas / oportunidades?
- Qual o impacto econômico-financeiro de cenários alternativos (mix de oferta, novos cursos, novos segmentos, novas unidades) nas projeções de médio e longo prazo?
Abordagem
Análise da evolução de matrículas das instituições de perfil similar e análise do mercado local: tendências regionais e oportunidades de novos segmentos. Projeção demográfica com base no perfil dos ingressantes da localidade para criação de cenário baseline. Identificar contrafactuais no portfólio a partir de casos de controle.
Projeções no tempo do cenário baseline, e do impacto que alternativas poderiam apresentar nas principais variáveis para decisão econômico-financeira: matrículas, receita, margem, e valuation.