top of page

Quanto a nota de Formação Geral impacta nos CPCs da sua IES?

Assista ao vídeo:


Reproduza as mesmas análises você mesmo acessando a ferramenta:

 

Interessado em saber por que isso acontece?


A prova do Exame Nacional de cursos (Enade) é dividida em questões de conhecimento específico (da área do curso) e de formação geral (comuns a todos os cursos daquele ciclo).


A prova de formação geral vai muito além da cobertura de temas atuais. São demandadas competências reflexivas, e capacidade analítica, por meio de questões que exigem aplicação de lógica e estabelecimento de relações entre os elementos apresentados.


Nas notas dos resultados do Enade 2020, recentemente comunicadas para as IES pelo Inep, é possível identificar-se uma queda generalizada de desempenho em formação geral. Parte disso ocorre por conta de uma tendência que já vem se processando há alguns anos, e parte como efeito do isolamento social e condições do ensino remoto durante a pandemia.


Esse fenômeno impactou os diferentes perfis de alunos, cursos e instituições de maneira assimétrica. E seu efeito se estende além do impacto direto que a nota de formação geral possui no Enade, e de como é contabilizado no CPC (conceito preliminar de curso).

A explicação é que os mesmos fatores que afetaram formação geral também impactaram as notas de (i) conhecimento específico e (ii) de IDD, gerando um impacto muito maior do que normalmente se esperaria se o problema se resumisse apenas ao conteúdo avaliado nesta seção da prova.



コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page