Assista ao vídeo:
Reproduza as mesmas análises você mesmo acessando a ferramenta:
Interessado em saber por que isso acontece?
A prova do Exame Nacional de cursos (Enade) é dividida em questões de conhecimento específico (da área do curso) e de formação geral (comuns a todos os cursos daquele ciclo).
A prova de formação geral vai muito além da cobertura de temas atuais. São demandadas competências reflexivas, e capacidade analítica, por meio de questões que exigem aplicação de lógica e estabelecimento de relações entre os elementos apresentados.
Nas notas dos resultados do Enade 2020, recentemente comunicadas para as IES pelo Inep, é possível identificar-se uma queda generalizada de desempenho em formação geral. Parte disso ocorre por conta de uma tendência que já vem se processando há alguns anos, e parte como efeito do isolamento social e condições do ensino remoto durante a pandemia.
Esse fenômeno impactou os diferentes perfis de alunos, cursos e instituições de maneira assimétrica. E seu efeito se estende além do impacto direto que a nota de formação geral possui no Enade, e de como é contabilizado no CPC (conceito preliminar de curso).
A explicação é que os mesmos fatores que afetaram formação geral também impactaram as notas de (i) conhecimento específico e (ii) de IDD, gerando um impacto muito maior do que normalmente se esperaria se o problema se resumisse apenas ao conteúdo avaliado nesta seção da prova.
Comments